quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Nostalgia - Street Fighter II - The World Warrior (SNES e Mega Drive)


Nostalgia - Street Fighter II - The World Warrior
Fabricante: Capcom
(1991)

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Lançado para Arcade em 1991, Street Fighter II - The World Warrior revolucionou o gênero nos videogames. Street Fighter 2 foi primeiro jogo de luta a possuir uma grande variedade de lutadores (oito personagens jogáveis e mais quatro chefes) com estilos de combates diferentes e dezenas de golpes para cada um. Na época de seu lançamento, os Arcades (famosos fliperamas) viviam lotados. As filas nos bazares, butecos, padarias e em todo lugar onde exitiam as tais máquinas, eram enormes. As palavras "Alec-ful", "baduguen" e "róriuken" eram comuns no vocabulário daquela juventude e se tornaram marca registrada de quem curtia Ryu e sua turma.


Dois anos depois, em 1993, o mundo dos games parou quando o cartucho chegou ao Super NES como o primeiro jogo de luta de arena para um console doméstico. Sendo um dos principais motivos para a derrota da SEGA e seu Mega Drive, na guerra da era 16 bits (que teria uma versão do jogo tempos depois e sem obter o mesmo sucesso de seu concorrente).
A adaptação da primeira versão de Street Fighter 2 para Super NES era quase perfeita, contendo todos os personagens, golpes e jogabilidade do Arcade. Na época, ninguém imaginava que o jogo poderia ser adaptado para um console doméstico. Foi surpresa total para os fãs!


A história é uma continuação do primeiro "Street Fighter" (lançado para Arcade em 1987), onde o lutador japonês "Ryu", após ter vencido o campeão anterior "Sagat", continua sua jornada por novas lutas, junto com seu amigo e eterno rival, "Ken Masters", enfrentando uma série de novos oponentes, dentre eles o terrível comandante da organização criminosa Shadaloo, "M. Bison".
Os gráficos são muito bons e bem próximos da versão original, com alguns pequenos cortes de animações, alguns detalhes de cenários e a famosa abertura que mostrava dois caras brigando em frente um prédio também foi retirada. Os efeitos sonoros dão um show! É muito legal ouvir seu personagem gritar o golpe especial desferido ou o som de agonia que o adversário solta ao ser derrotado. A trilha sonora é fantástica e ambienta fielmente o clima do país onde a luta está acontecendo. As músicas são bem "pegajosas" no bom sentido. Depois de ouvi-las pela primeira vez, dificilmente elas sairão da sua cabeça.


A mecânica de jogo é perfeita! Jogabilidade incrível com comandos simples. Bastava apenas um pouco de prática para o jogador começar a detonar com as famosas "magias".
Com estas receitas de sucesso Street Fighter 2 se transformou rapidamente em um estouro de vendas e um dos maiores clássicos da história. A partir daí a série não parou mais, sendo lançadas várias continuações para os videogames e produzidos até desenhos animados, filmes, briquedos e etc.
Se alguém um dia lhe perguntar o que é Street Fighter, diga simplesmente que é o maior nome em games de luta de todos os tempos.


SFII criou muitas tendências que são seguidas até hoje. Uma das principais é o sistema de combos, que surgiu por causa de um erro em Street Fighter II - The World Warrior (1991). O problema fazia com que alguns golpes pudessem ser realizados em sequência, sem deixar o adversário se defender. Essa ideia foi aperfeiçoada nas outras versões do jogo e acabou se tornando uma marca dos games de luta como um todo.


Street Fighter II foi relançado várias vezes ao longo dos anos. Uma das primeiras foi SFII Turbo - Hyper Fighting (1992), que serviu de resposta para as modificações não-oficiais e aumentou a velocidade dos personagens. Em seguida, Super SFII (1993) introduziu quatro personagens inéditos: Cammy, Dee Jay, Fei Long e T. Hawk.


Na primeira versão americana de SFII, um erro de tradução acabou se transformando em uma das lendas mais famosas dos games. Ao vencer com Ryu, aparecia na tela: "você deve derrotar Sheng Long para ter uma chance”. Uma revista da época aproveitou para criar uma pegadinha, anunciando que o tal “Sheng Long” era o mestre do lutador japonês.


Na verdade, “Sheng Long” era apenas o golpe especial “Shoryuken” escrito errado, mas o rumor acabou inspirando a criação do personagem Akuma – que apareceu pela primeira vez em Super SF II Turbo. Para lutar contra o chefe secreto, o jogador deve chegar ao final do jogo sem perder nenhuma partida e alcançar uma pontuação alta.


Para evitar processos judiciais, o nome dos chefes de SFII são diferentes ao redor do mundo. A Capcom trocou o nome dos lutadores quando o jogo foi lançado no ocidente, já que o personagem M. Bison (o boxeador) foi inspirado no atleta Mike Tyson. Assim, fora do Japão, Balrog (o espanhol que usa máscara) virou Vega; e Vega (o ditador) virou M. Bison.


Blanka é um dos personagens brasileiros mais famosos do mundo dos games. O monstro verde apareceu pela primeira vez em SFII - The World Warrior (1991) e se tornou um dos lutadores mais populares da franquia. Apesar de não ter nascido no Brasil, ele ganhou seus poderes elétricos depois de sofrer um acidente de avião e cair nas florestas do país.

Em Street Fighter II, ele participa do campeonato de M. Bison para testar suas habilidades e representar a vila de pescadores onde mora. Durante as lutas do torneio, que estavam sendo transmitidas pela televisão, ele acaba sendo encontrado por sua mãe – que o reconhece por causa de uma tornozeleira e vai viver com ele no Brasil.



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