sexta-feira, 21 de maio de 2021

Nostalgia - Série - The Flash (1990)


Nostalgia - The Flash (1990)

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Nestes tempos em que a saturação das séries de super-heróis atinge limites insustentáveis, é conveniente olhar para trás, relembrar tempos como o início dos anos 90, onde não tinham lugar na programação nem nas preferências das redes.

Uma das poucas tentativas naqueles anos foi 'The Flash', a primeira adaptação do conhecido gibi para a telinha, antes que os apresentadores de Greg Berlanti fizessem uma nova versão para seu denso 'Arrowverse'.

Agora ele se tornou um personagem muito popular, mas preferimos aproveitar nosso canto de memória todas as sextas-feiras para olhar para trás e relembrar o amigável 'Flash' do início dos anos 90 sem entrar em sua versão atual como vamos analisar continuação.
Arquivo: The Flash 22 episódios. Setembro de 1990 a maio de 1991 Cadena; CBS (EUA) - TVE (E)

Sinopse: Barry Allen é um cientista forense do laboratório criminal de Central City, que passa por uma grande transformação pessoal quando um enorme relâmpago atinge seu laboratório. Seu corpo é afetado por uma série de substâncias químicas que fazem com que seu metabolismo mude completamente, tornando você a pessoa mais rápida do mundo durante a noite.

Barry decide usar esse superpoder para se tornar um super-herói que irá proteger e cuidar das pessoas de Central City da melhor maneira possível, com a ajuda de Tina, uma cientista que lhe fornece elementos auxiliares para usar seus superpoderes de forma mais eficaz. , assim como a de Julio, seu melhor amigo e colega de trabalho.

O início: Danny Bilson (à direita) e Paul De Meo (à esquerda) são dois roteiristas que se conheceram na faculdade e começaram a trabalhar juntos escrevendo roteiros fantásticos, estreando nas telonas com o filme 'Trancers' que teve várias sequências.

O salto foi com o roteiro de seu filme mais conhecido, a adaptação da história em quadrinhos 'The Rocketeer' para o grande ecrã, produção marcada por dificuldades em que estiveram envolvidos durante quase cinco anos.
Em 1989, o enorme sucesso de 'Batman' de Tim Burton, despertou o interesse das redes generalistas por um gênero de televisão que haviam abandonado completamente nos anos 80, exceto para fazer paródias como 'O Grande Herói Americano', então a produção da Warner Brothers A empresa encomendou a esta dupla de escritores uma ideia no campo dos super-heróis para vender como piloto a uma das grandes redes, adaptando uma história em quadrinhos do passado.

Sua primeira ideia foi propor um grupo de quatro super-heróis com 'The Flash' unindo forças com outros três super-heróis, após ter hibernado por vinte anos e descobrir que o mundo está cheio de vilões duas décadas depois.

Essa primeira proposta tinha um tom muito sombrio e dramático e foi rejeitada pela CBS por razões financeiras devido aos custos associados a quatro fantasias para os quatro personagens e os efeitos associados a esses superpoderes, mas em vez disso foram orientados a se concentrar no personagem de 'O Flash' como eixo central e único.

Bilson e De Meo pegaram na luva e desenvolveram uma história onde misturaram características das duas versões mais conhecidas dos quadrinhos 'The Flash', com a profissão e conhecimento de Barry Allen, junto com os jovens de Wally West, seu último encarnação, que nunca foi do agrado de seus criadores, que decidiram reduzir seu envolvimento ao mínimo.

Nesse mix, eles decidiram que a namorada de West iria funcionar melhor do que a de Allen e com esse conceito, eles escreveram o piloto que foi lançado como um filme de televisão de noventa minutos, onde a premissa e a conversão de Barry Allen em 'The Flash' como mostrado em seu trailer de apresentação.
O piloto teve uma boa recepção na CBS, que o contratou para entrar em uma série a ser lançada em sua temporada de outono, na posição estelar na noite de quinta-feira contra 'The Bill Cosby Show' que varreu o público, na esperança de começar algo do mais jovem multidão.

A tentativa de replicar o sucesso de 'Batman' na televisão fez com que até contratassem seu compositor Danny Elfman para executar a música vigorosa do cabeçalho da série, que você confere abaixo.

O enredo: 'The Flash' é uma série de super-heróis da velha escola, criados como vilões procedimentais por episódio, embora muitos deles tenham se tornado personagens recorrentes, aparecendo de vez em quando na vida de 'The Flash' e seus amigos.

No episódio piloto, eles estabelecem as bases para a conversão de Barry Allen em super-herói, além de lhe darem uma primeira missão com amplas conotações pessoais, ao vingar a morte do responsável pela morte em serviço de seu irmão policial , nas mãos de um colega corrupto e uma gangue de motoqueiros.
Nesses primeiros episódios vemos as enormes dificuldades que Barry Allen tem para controlar sua velocidade recém-adquirida, o que o leva a realizar todos os tipos de testes e treinamentos para controlá-la, como no vídeo a seguir onde faz uma prova de velocidade em circuito fechado .

Aprender a correr e frear tornam-se as tarefas básicas que Barry Allen deve aprender, o que leva a situações um tanto malucas e até cômicas quando ele perde o controle de suas faculdades como no corte seguinte.

O esquema de cada episódio era semelhante, com a chegada de um novo vilão em Central City que Flash teve que derrotar após sofrer alguns pequenos contratempos parciais, que só procuraram aumentar a sensação de dificuldade em derrotar seu inimigo semanal, que em muitas ocasiões ele faltou até mesmo um terno de vilão para economia de orçamento.

Nesse sentido, 'The Flash' em seus primeiros episódios costumava se concentrar em lutar e prender criminosos comuns ou gângsteres locais, para apresentar gradualmente alguns dos vilões mais memoráveis ​​dos quadrinhos como 'The Trickster', que trouxe à vida ninguém menos que Mark Hamill (o original Luke Skywalker), um fã declarado dos quadrinhos e que se ofereceu pessoalmente para o personagem se eles o apresentassem na série.
Essas mudanças melhoraram muito a série, abraçando diretamente suas origens em quadrinhos, ao invés de agir como o vigilante superpoderoso dos primeiros capítulos, embora a necessidade de manter sua verdadeira identidade escondida tenha permanecido uma grande fonte de ameaça em muitos episódios.

Outro recurso clássico em todos os personagens de super-heróis é a presença de um alter ego maligno que dá ao ator principal a oportunidade de se exibir em um registro diferente do normal, no caso de 'The Flash' seu reverso maligno era 'Pollux' com quem ele tem um confronto épico no vídeo a seguir

Pessoalmente, lembro-me desta primeira versão de 'The Flash' com um certo prazer e carinho ao abraçar o seu pudor com toda a naturalidade, sem tentar fazer mais coisas do que não sabiam, com o discreto orçamento televisivo que geriam.

As histórias foram divertidas, o trio principal funcionou muito bem e eles tiveram um bom relacionamento na tela e sendo a única série de super-heróis na tela, mais do que cobriu aquela cota que funcionou melhor na segunda metade quando os vilões dos quadrinhos entraram , substituindo aos bandidos muito mais dispensáveis ​​da primeira parcela da série.
Não sei os motivos, mas sempre me lembrei muito melhor do que outras séries da mesma época, o que é sempre um bom sinal quando a nossa memória faz a selecção quase sempre baseada nas boas memórias daqueles tempos. Mesmo ao revê-lo, resistiu muito bem ao passar do tempo, não tendo muitos efeitos especiais, que é o pior que envelhece, preferindo tirar muitas fotos reais para passá-las em alta velocidade e obter o efeito 'Flash'

Os atores: John Wesley Shipp passou a primeira década de sua carreira passando por todas as novelas matinais em personagens de alguma importância que até lhe renderam dois Emmys diurnos como ator. Sua passagem para a primeira divisão noturna não foi fácil, até que ele conseguiu que o personagem Barry Allen, de quem ele desconhecia completamente tudo nos quadrinhos, se absorvesse completamente após ser escolhido.
Shipp preencheu o personagem mais do que dignamente, especialmente por causa da dificuldade de atuar amontoado em um terno que lhe dava muito calor o tempo todo. Sua carreira subsequente foi correta e pouco mais, destacando seu personagem como o pai do protagonista de 'Dawson Grows' por quatro temporadas, mas especialmente por seu retorno ao universo 'Flash' como o pai do atual Barry Allen

A britânica Amanda Pays foi escolhida para este personagem depois de ser vista pelos produtores no grande 'Max Headroom' outra série futurística onde Pays era o principal suporte do apresentador cibernético e seu alter ego o apresentador Carter.
Após o término da série, ela abandonou gradativamente a atuação, para se dedicar à faceta de designer de interiores, chegando a apresentar reality shows da área em canais especializados como a FLN, embora tenha concordado em resgatar sua antiga personagem da Dra. Tina McGee em vários episódios da nova versão de 'The Flash'.

Por fim tivemos Alex Desert como Julio, o melhor amigo e colega de Barry Allen, que proporcionou os momentos mais descontraídos e cômicos, além de ser o compartilhamento da diversidade racial que sempre ajuda a melhorar a percepção multicultural de um elenco.
Desert sempre foi um secundário aplicado ao longo de sua carreira, tanto em séries de longa duração como 'Becker' e acima de tudo fazendo vozes em animação, que é como ele tem ganhado a vida até agora, graças à combinação com um musical paralelo carreira.

Final: 'The Flash' foi uma série muito maltratada em sua transmissão na CBS, primeiro quando foi exibida na frente do 'Bill Cosby Show' e também na frente dos Simpsons em uma mudança de última hora da rede FOX. Depois de ganhar alguma força com seus dois primeiros episódios, foi adiado por três semanas para as finais de beisebol e nunca mais recuperou a audiência inicial em seu retorno.

As contínuas mudanças de dia e hora da CBS também não ajudaram muito, o que passou a marcá-la em cinco dias diferentes, o que é um sinal da pouca confiança que tinham no 'The Flash', apesar de ter passado a meio público de zona baixa com um grupo de espectadores muito leais e dedicados.

A série encerrou seu 1T e estavam em negociações para sua renovação, mas exigindo uma redução drástica de orçamento, o que para seus criadores inviabilizou a continuidade do nível de qualidade que tinham na série, sendo cancelada naquele mesmo verão, sem deixar grandes as incógnitas se abrem naquele final de sua temporada inicial. blogs diario vasco

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