sexta-feira, 4 de junho de 2021

Nostalgia - Fórmula 1: Ayrton Senna da Silva

Ayrton Senna da Silva (1960 - 1994)

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foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, campeão da categoria três vezes, em 1988, 1990 e 1991.
 
Ele começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em "carros de fórmula" em 1981, quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000.

Em 1983 alcançou o título de campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 batendo vários recordes. Seu desempenho impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart.

Em sua primeira temporada, Senna pontuou em cinco corridas, fechando o ano com treze pontos e a nona posição na classificação geral dos pilotos. No ano seguinte, ingressou na Lotus-Renault, pela qual venceu seis grandes prêmios ao longo de três temporadas.

Depois do “quase” em Mônaco, em 1984, o Grande Prêmio de Portugal consagrou o “Ayrton Senna da Chuva”, especialista nessas condições climáticas.

Na Lotus, em 1985, ele tinha como parceiro o italiano Elio De Angelis.

Quase venceu o GP de Mônaco (1984)

Testes na F-1 e título na F-3 Inglesa (1883)

Graças ao seu excelente desempenho nos treinos e ao motor Renault, Senna passaria a ser o "rei das pole positions".

O circuito de Suzuka, no Japão, foi palco de alguns espetáculos de Senna. 
Em 1988, o brasileiro protagonizou um de seus maiores, a primeira decisão de título contra Alain Prost, ambos de McLaren Honda V6 turbo.

Em 1988, juntou-se ao francês Alain Prost na McLaren-Honda, com o qual teve grande rivalidade. Senna venceu oito etapas daquela temporada e sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Após a polêmica final de 1989 com Prost que resultou na segunda colocação do torneio, ele retomou o título em 1990, vencendo novamente na temporada seguinte, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 até então.

Senna x Prost (1989 e 1990)

Vencer em casa, à qualquer custo (1991)
“Só voltei à realidade quando vi a bandeirada. Aí senti um imenso prazer em viver, em estar em Interlagos, na minha terra e vendo a minha gente feliz. Não foi a maior vitória da minha vida, mas foi a mais sacrificada”, contou Senna.
O piloto terminou a corrida em um tamanho estado de exaustão que não conseguia sair do carro e reuniu suas últimas forças para levantar o troféu, pela primeira vez, em solo brasileiro.

Em 1993, Senna foi vice-campeão, vencendo cinco corridas.

Não tive dúvida nenhuma de que estava vendo algo histórico, porque tive uma corrida inteira para raciocinar sobre isso. Só Ayrton Senna seria capaz de uma primeira volta, a mais fantástica que um piloto fez na história, e de uma vitória assim naquela circunstância. Eu disse ao engenheiro dele no fim da corrida "definitivamente, desse planeta ele não é". E o cara falou: "disso eu nunca tive dúvida!"
— Galvão Bueno

Transferiu-se para a Williams em 1994, onde disputou apenas três etapas, a última sendo o Grande Prêmio de San Marino, onde se acidentou e acabou morrendo.

Ao todo, Senna participou de 161 grandes prêmios na Fórmula 1, alcançando 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais rápidas.

Entre 1988 e 1991 namorou a Xuxa, com quem teve um relacionamento turbulento entre términos e retornos, além de queixa de ambos os lados pela falta de tempo.

Ayrton iniciou um namoro com Adriane Galisteu após o GP do Brasil de 1993, em festa em uma danceteria de São Paulo. O piloto declarou que finalmente havia encontrado a mulher ideal. 
O relacionamento durou até a morte do piloto. Sua família era contra o romance e seu pai fez de tudo pela separação do casal, acusando Adriane de ser golpista. Este assunto gerou muita polêmica na época.

Senna tinha um estilo de pilotagem conhecido como "agressivo": Ele freava muito pouco na entrada das curvas; utilizando o freio motor para fazer reduções fortíssimas. Além disso, ele tangenciava mais tarde nas curvas, esterçando bastante o volante, e carregando mais velocidade à curva.

Ayrton Senna era um excelente acertador de carros. numa época em que a telemetria ou não existia, ou engatinhava, os engenheiros que trabalhava com o Ayrton afirmam que ele passava horas conversando com eles em busca das melhores soluções, que sempre funcionavam e os ganhos eram sentidos na pista. Não por menos, ele foi um dos poucos pilotos - se não o único - a testar pessoalmente o desenvolvimento tecnológico dos sistemas de freios.

Na época em que Senna conduzia, os carros da F-1 possuíam câmbios manuais e três pedais. Com isso, Senna fazia como ninguém o uso de uma técnica de frenagem conhecida como "punta-taco", cujo objetivo era manter a rotação do motor mais alta nas reduções e evitar os "trancos".

Além disso, Senna foi um dos primeiros a entender a importância da preparação física para os pilotos. Conforme dito por Gerhard Berger em seu livro, Senna "havia atingido um nível inteiramente novo em preparação física no mundo do automobilismo. Para conseguir fazer o melhor, é necessário treinar tão duro quanto qualquer atleta profissional. E Senna foi o primeiro a fazer isso".

Rei da Chuva

No início da carreira, Ayrton não era um exímio piloto em condições de chuva. Em uma corrida de kart, ele fez uma péssima prova no molhado. Depois desse dia, Ayrton passou a treinar freneticamente quando chovia em São Paulo. Quando as primeiras gotas de chuva começavam a cair, Ayrton preparava o seu equipamento e partia rumo ao Kartódromo de Interlagos.

Exemplos de grandes corridas do Ayrton nestas condições são: GP de Mônaco de 1984, GP de Portugal em 1985, GP da Bélgica 1985, GP da Inglaterra 1988, GP da Alemanha 1988, GP da Japão 1988, GP da Bélgica 1989, GP do Canadá 1990, GP do Brasil 1991, GP de San Marino 1991, GP da Austrália 1991, GP do Brasil 1993, GP da Europa 1993 e GP da Japão 1993.

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