Elvira, consagrada personagem de Cassandra Peterson
Nasceu em setembro de 1981, no programa Elvira’s Movie Macabre (Filmes Macabros da Elvira, em português). Desde então, mesmo com o fim do programa em 1986, ela não saiu de cena. Cassandra soube investir em sua icônica personagem, que possui uma legião de fãs em todo o mundo e de todas as idades. Uma carreira longa e cheia de curiosidades.
Ela conheceu Elvis Presley
É isso mesmo, ela conheceu o Rei do Rock. Mas, o encontro aconteceu antes de Elvira existir, na década de 1970 (Será que o nome “Elvira” é uma homenagem a Elvis?), em Las Vegas. Cassandra Peterson era uma showgirl de 17 anos no Viva Les Girls, no The Dunes. Foi lá que ela encontrou o rei. Anos mais tarde, Peterson comentou sobre o caso para o site Den of Geek:
“Ele cantou para mim. Quando estava com Elvis, eu o conheci em Las Vegas como dançarina, e fui para o quarto dele. Ele se sentou no piano e cantou uma canção para mim, que estava sentada com ele. Comecei a cantar junto e ele disse: ‘Você tem uma voz bonita. Por que não começa a cantar? Por que não deixa de ser dançarina e vai ter aulas de canto? Torne-se uma cantora. Isso é Vegas, não é lugar para uma garota’. Eu aceitei o conselho e no dia seguinte procurei um professor de canto. Depois, eu acabei largando e fui para Europa, onde tentei me virar cantando”.
Cassandra leva 90 minutos para se caracterizar
Figurino, peruca e maquiagem. Todo o processo de transformação de Cassandra para Elvira leva cerca de uma hora e meia. É isso mesmo! A personagem é como uma drag queen, brincaria Peterson posteriormente.
Maila Nurmi, a Vampira já processou Elvira
Passados seis anos após a morte do apresentador de filmes de terror Larry Vincent (1924-1975), do programa Fright Night, os produtores decidiram trazer o programa de volta. Desta vez, eles queriam uma mulher à frente da produção. Inicialmente, eles pensaram em Maila Nurmi (1922-2008), intérprete da personagem Vampira, que já havia comandado um programa similar, o The Vampira Show, que foi ao ar de 1954 a 1955. Nurmi trabalhou no projeto por um breve período, mas ela acabou desistindo.
Com a recusa, os produtores resolveram apostar em uma jovem para estrelar o programa, abrindo um teste para elenco. Dentre 200 candidatas, Cassandra Peterson ganhou o papel. Os produtores deixaram a cargo de Peterson a criação da personagem, e com a ajuda de seu amigo Robert Redding, ela criou seu alter ego. Surge, então, Elvira e o Movie Macabre, programa que apresentava filmes de horror lado B (filmes de baixo orçamento).
Com o nascimento de Elvira e seu programa, Maila processou Peterson por apropriação de personagem. Além das semelhanças no visual, o design básico (vestido e cabelos pretos), os encerramentos dos programas eram bem parecidos. Elvira desejava a sua audiência “sonhos desagradáveis”, enquanto que Vampira dizia em seu programa “sonhos ruins, queridinhos”. No entanto, o processo não teve êxito, decidindo a favor de Cassandra Peterson.
Elvira tem seis discos lançados
O sucesso de Elvira não se limitou ao Elvira’s Movie Macabre. Em 1982, Cassandra Peterson lançou pela Rhino Records o disco Elvira and the Vi-Tones. Ao invés de assinar o vinil com seu nome, resolveu prosseguir com a publicidade de sua personagem. Ela gravou mais cinco discos.
São eles: Vinyl Macabre (Rhino Records, 1983), Elvira Presents Haunted Hits (Rhino Records, 1987), Elvira Presents Monster Hits (Rhino Records, 1994), Elvira Presents Revenge of the Monster Hits (Rhino Records, 1995) e Elvira’s Gravest Hits (Shout! Factory, 2010). Além disso, Cassandra Peterson participou de uma banda de rock italiana chamada I Latins Ochanats and the Snails, durante os anos 70.
Entre patrulheiros: Elvira em CHIPs
Elvira fez diversas aparições especiais em filmes e séries de TV. Dentre elas, a Rainha das Trevas participou em 1982 do quarto episódio da sexta temporada (intitulado Rock Devil Rock) de CHIPs, famosa série que contava as aventuras dos patrulheiros Frank “Ponch” Poncherello e Jon Baker, interpretados por Erik Strada e Larry Wilcox, respectivamente. Nesta participação especial, Elvira está com um visual menos ousado do que o habitual.
Elvira teve duas datas em sua homenagem
Com o sucesso estrondoso da personagem e a Elviramania rolando nos Estados Unidos, nos anos de 1984 e 1985, as cidades de Los Angeles e Atlanta determinariam os dias 9 de março e 26 de outubro, respectivamente, o “Dia da Elvira”.
Elvira nas histórias em quadrinhos…
A Rainha das Trevas também marcou território no universo dos quadrinhos, deixando sua marca nas grandes DC e Marvel Comics. Com o sucesso de seu primeiro filme, Elvira, Mistress of the Dark (1988), a Marvel publicou a adaptação quadrinizada do filme. Já na DC Comics, ela foi a anfitriã da série House of Mystery (1986), além de algumas edições especiais. A partir de 1993, ela também teve uma série publicada pela editora Claypool Comics, que durou 166 edições.
…e nos desenhos animados
Em 1992, ela ganhou uma versão animada em The Ketchup Vampires. Além disso, no seriado Os Simpsons, a personagem Booberella é claramente uma sátira de Elvira.
A Rainha das Trevas na luta pela causa animal
Durante os anos 90, Elvira emprestou sua imagem em prol aos animais, filiando-se ao PETA (People for the Ethnical Treatment of Animals), tornando-se uma grande ativista pela causa. Ela participou de diversas campanhas e palestras, com o objetivo de reduzir os crimes contra os animais. Por conta de seus trabalhos pela causa, Cassandra Peterson recebeu o Prêmio Humanitário. A atriz também é vegetariana.
Elvira +18: Beba com moderação
A personagem de Cassandra Peterson tornou-se uma máquina de fazer dinheiro. Além de suas participações em programas de TV, séries e filmes, uma série de produtos com a marca “Elvira” foram (e ainda são) lançados, tais como: fantasias, maquiagens, bijuterias, cards, jogos de videogame, roupas, calendários e perfumes (que não utilizam animais para testes). Mas, os produtos da Horror Diva não pararam na indústria da moda e dos cosméticos. Em 1996, ela lançou sua marca de cerveja, a Elvira’s Night Brew e, em 2012, seu vinho, o Macabrenet, um cabernet Sauvignon 2008.
Ela quase esteve no Brasil
Elvira seria uma das atrações Meet & Greet (conheça e cumprimente, em português) da Brasil Comic Con de 2014. Sua participação no evento seria no dia 15 de novembro, onde ela tiraria foto com os fãs. Mas, faltando alguns dias para a convenção, Cassandra Peterson anunciou o cancelamento de sua vinda através do Twitter.
“Peço desculpas aos meus fãs do Brasil, devido a circunstâncias fora do meu controle, eu não poderei comparecer à exposição em São Paulo em novembro. Sinto muito”, lamentou a atriz na rede social. Além do tuíte de Peterson, que não explicava seu repentino cancelamento, não houve justificativa por parte da empresa Yamato, responsável pela Brasil Comic Con; exceto o anúncio no site e Facebook, dizendo que Peterson cancelara sua participação no evento “devido a motivos de força maior”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário