sexta-feira, 3 de junho de 2022

Nostalgia - Desenho: Os Cavaleiros do Zodíaco


Os Cavaleiros do Zodíaco - Inicio no Brasil em 1994

🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:
    O anime estreou no Brasil em 1 de setembro de 1994 pela Rede Manchete, e permaneceu na programação do canal até 1997, sua exibição foi possível graças a uma permuta com a fabricante de brinquedos Samtoy, que produziu os bonecos da série, em troca da exibição dos comerciais da empresa, o canal exibiu o anime sem nenhum custo, a versão dublada foi feita pelo extinto estúdio de dublagem Gota Mágica. Nessa época, era série era licenciada pela Alien International. Foi reprisada pelo Cartoon Network a partir de 2003 e pela Band desde 2004, ambos em uma versão redublada do extinto estúdio de dublagem Álamo. Em 2005, teve transmissão na Rede 21. Nesse período, a franquia estava sendo representada pela empresa Imagem & Action - Dá Licença.
    Em 2010, a Band exibiu a saga de Hades, até então inédita no país, e que foi reprisada em 24 de dezembro de 2012 em uma véspera de natal. Em 2016, a Rede Brasil anunciou a transmissão de Os Cavaleiros do Zodíaco em 2016 uma versão remasterizada em alta definição. O anime estreou no canal em 31 de outubro como parte do programa Senpai TV, que estreou no mesmo dia ao lado do anime Dragon Ball Z. Desde a partir do dia 6 de fevereiro de 2017 o programa foi reprisado desde o início, e foi justamente naquela semana em que a saga do Santuário estava na reta final faltando apenas três episódios para concluir a saga, e a saga de Asgard estava começando apenas com dois episódios, até o momento foi um total de 70 episódios exibidos. No dia 16 de maio de 2017, a exibição da Saga do Santuário foi finalizada normalmente, dessa vez sem reprise e sendo iniciada assim a Saga de Asgard.
    A historia se concentra em um órfão chamado Seiya, forçado a ir ao Santuário na Grécia para obter a Armadura de Bronze de Pégaso, uma veste usada pelos 88 guerreiros da deusa grega Athena, conhecidos como Cavaleiros.
    Após despertar o poder dos Cavaleiros, que é uma essência espiritual chamada de Cosmo (que se originou com o Big Bang), Seiya rapidamente se torna o Cavaleiro de Pégaso e retorna ao Japão para encontrar sua irmã mais velha, pois esta havia desaparecido no mesmo dia em que ele foi ao Santuário. Saori Kido - a neta do homem responsável por enviar os órfãos para o treinamento - fez um trato com Seiya, pedindo para que participe de um torneio chamado de Guerra Galática, onde o vencedor dentre os cavaleiros de bronze receberia a Armadura de Ouro de Sagitário. O trato era que se Seiya vencesse o torneio, Saori ajudaria na busca por sua irmã.
    O torneio é interrompido pelo vingativo Cavaleiro de Fênix, Ikki - que tenta eliminar os vestígios de sua ligação com as pessoas que o forçaram a seguir o treinamento - roubando partes da Armadura de Sagitário e enfrentando os Cavaleiros de Bronze restantes (Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga). Com a derrota de Ikki, os Cavaleiros de Bronze são atacados pelos Cavaleiros de Prata, enviados pelo Grande Mestre do Santuário para eliminá-los. Enquanto lutam, os Cavaleiros de Bronze descobrem que Saori é a reencarnação de Athena e o Grande Mestre tentou matá-la ainda bebê. O Cavaleiro de Ouro de Sagitário, Aioros, salva Saori, mas é morto em seguida. Antes disso, entrega Saori a um homem, que se torna seu avô adotivo. Decididos a apoiar Saori, os Cavaleiros partem para o Santuário para enfrentar o Grande Mestre, mas antes de sua chegada, Saori é gravemente ferida por uma flecha especial advinda do golpe de um dos cavaleiros que estavam ali. Devido isto, os Cavaleiros procuram o Grande Mestre, pois acreditam que pode curá-la, mas são confrontados por diversos Cavaleiros de Ouro no caminho. Após diversas batalhas, Seiya chega ao templo do Grande Mestre e descobre que este é Cavaleiro de Gêmeos, Saga, que matou o antigo Grande Mestre, Shion de áries, com um ataque surpresa quando o mesmo estava distraído, em busca de poder. Tal feito foi possível porque Shion confiava em Saga.
    Saga, por ser o cavaleiro da constelação de Gêmeos, é atormentado por suas duas faces, a face do bem e a do mal. Durante o período em que esteve como Mestre do Santuário, a face má dominou sobre a boa (na verdade de acordo com o mangá Saint Seiyan Origins, o lado mal de Saga era na verdade um lêmur, estrela maligna do infortúnio de Ker, que o possuiu). Com a ajuda do Cosmo de seus amigos, Seiya derrota Saga e usa o reflexo do sol no escudo da armadura de Athena para curar Saori. Em seguida, com a parte boa imperando sobre si, Saga comete suicídio como forma de auto punição.
    Na segunda saga do mangá, o deus dos mares Poseidon reencarna no corpo de Julian Solo, com o objetivo de alagar a Terra. Saori vai ao seu templo na tentativa de resolver a situação de maneira diplomática, mas Julian a aprisiona. Seiya, Hyoga, Shun e Shiryu vão ao templo e enfrentam os Marinas, que são cavaleiros subordinados de Poseidon. Enquanto isso, Ikki descobre que o responsável por esta guerra é o irmão de Saga, Kanon de Gêmeos, que manipulou Julian. Durante a batalha final, o espírito de Julian desperta dentro de Poseidon, e assim os cavaleiros conseguem derrotar o deus dos mares. Salva pelos Cavaleiros, Saori guarda a alma de Poseidon em sua ânfora.
    A saga seguinte do mangá mostra a ascensão de Hades, deus do submundo e o maior inimigo de Athena. Ele reencarna no corpo do cavaleiro Shun de Andrômeda, o mais puro dentre os cavaleiros, após se libertar de sua prisão (que havia sido imposta por Athena após ela ter vencido a última guerra entre ambos). Seu propósito era lançar a terra em trevas criando o chamado “Grande Eclipse”, então revive os Cavaleiros de Ouro e o Grande Mestre Shion de Áries, oferecendo nova vida em troca de fidelidade, e os envia ao Santuário para matar Athena junto de seus espectros, que são cavaleiros fiéis a Hades. Os Cavaleiros de Ouro que restam conseguem rechaçar o ataque, mas Saori entende que os cavaleiros do aceitaram a oferta de Hades para poder contar algo a ela e, assim que ela descobre o que é, comete suicídio enfiando uma adaga na sua garganta. Ela faz isso porque entende que precisa ter acesso ao submundo, para enfrentar Hades com a ajuda de seus Cavaleiros no domínio do próprio inimigo, uma vez que assim ela poderia ter acesso e destruir o corpo real de Hades.
    Shion revela a intenção real dos Cavaleiros ressuscitados para os cavaleiros de bronze, e restaura suas armaduras com o sangue de Athena que havia ficado no local do suicídio. No submundo, os Cavaleiros de Bronze enfrentam mais Espectros de Hades e Pandora. Em Giudeca, a oitava e última das prisões do inferno, onde Hades costuma ficar, os cavaleiros de ouro se juntam com a alma dos cavaleiros de ouro já mortos e abrem o muro das lamentações para que os cavaleiros de bronze possam passar para os campos elísios, mas isto custa a vida de todos eles. Os cavaleiros de bronze conseguem atravessar o caminho até os campos elísios somente porque suas armaduras foram banhadas com o sangue de uma deusa. Apesar de Ikki não ter tido sua armadura banhada pelo sangue de Athena, atravessa o caminho até os campos elísios com a ajuda de Pandora. Nos campos elísios, os cavaleiros lutam contra o deus da morte, Thanatos, e o deus do sono, Hypnos, onde desenvolvem suas armaduras sagradas. Na batalha final contra o deus da morte, os Cavaleiros, já com as Armaduras Celestiais, juntamente com Saori atacam Hades. Seiya sacrifica-se ao receber o ataque final de Hades que ia contra a deusa, que revida e atinge o imperador do mal.
Temas de abertura
    Episódios 1 a 73, primeiros OVAs de Hades 1 a 11 e filmes I e II: "Pegasus Fantasy" por MAKE-UP (no Brasil, por Edu Falaschi após a redublagem dos estúdios Álamo e Dubrasil, nos filmes apenas a versão original, Os Cavaleiros do Zodíaco cantada por Willian e Larissa Tassi na Gota-Mágica). Na primeira versão até o 52 Os Guardiões do Universo e o Os Cavaleiros do Zodíaco para os demais episódios cantada por Willian e Larissa Tássi na versão da Gota-Mágica.
    Episódios 74 a 114 e movie IV: "Soldier Dream" por Hironobu Kageyama & Broadway (no Brasil, por Che Leal após a redublagem dos estúdios Álamo, Dubrasil e Gota-Mágica, apenas os filmes). Na versão Gota-Mágica mantém-se o tema cantada por Willian e Larissa Tássi.
    OVAs 1 a 13: "Chikyuugi" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
    OVAs 14 a 31: "Megami no Senshi ~Pegasus Forever~" Marina del Rey (no Brasil, por Ricardo Cruz, na Band manteve seu padrão original)
    Lost Canvas: "Reino de Atena" por EUROX (no Brasil, por Rodrigo Rossi, feita pelo mesmo estúdio que gravou Cavaleiros na falecida Manchete pela Flash Star e Dubrasil)
    Omega 1 a 27: "Pegasus Fantasy" por MAKE-UP e Shoko Nakagawa (no Brasil, por Larissa Tássi e Rodrigo Rossi dublagem da Dubrasil)
    Omega 28 ao 51: "Nova Geração" por Root Five (no Brasil, por Ricardo Cruz, Rodrigo Rossi e Larissa Tássi)
    Omega 52 ao 77: "Cavaleiros Evoluidos" por Nagareda Project (no Brasil, por Ricardo Cruz, Rodrigo Rossi e Larissa Tássi)
    Omega 78 ao 97: "Cordas de Luz" por Cyntia (no Brasil, por Larissa Tássi e Rodrigo Rossi)
    Soul of Gold: "Soldier Dream" por Root Five (no Brasil, por Ricardo Cruz, Rodrigo Rossi e Larissa Tássi, integrantes da banda Danger 3)
    Saintia Sho: "Beleza Valente" por Aina Suzuki, Mao Ichimichi, Inori Minase, e Megumi Nakajima (possívelmente Larissa Tássi)
    Saint Seiya Knights of the Zodiac (Netflix): "Pegasus Fantasy" por The Struts
Temas de encerramento
    * Episódios 1 a 73 e OVAs 1 ao 10 da saga de Hades"Blue Forever" por MAKE-UP (no Brasil, por Edu Falaschi)
    * Episódios 74 a 114"Blue Dream" por Hironobu Kageyama & Broadway (no Brasil, por Che Leal)
  * OVAs 1 a 13 e especial Mito dos Cavaleiros Renegados"Kimi to Onaji Aozora" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
    * OVAs 14 a 25"Takusu Mono he ~My Dear~" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
    * OVAs 26 a 31"Kami no En ~Del Regno~" por Yuuko Ishibashi (não teve versão brasileira, durante a exibição na Band, a exibição dos episódios 14 a 31 manteve esse mesmo tema)
    * Lost Canvas"Pulseira de Flores" por Maki Ikuno e Marina del Ray (no Brasil, por Larissa Tássi)
    * Soul of Gold"Promessa do Amanhã" por Root Five (no Brasil, por Ricardo Cruz, Rodrigo Rossi e Larissa Tássi, integrantes da banda Danger 3)
    * Saintia Sho"Hohoemi no Resonance" por Aina Suzuki e Mao Ichimichi (MAO) (possívelmente Larissa Tássi, 1-6, 8-10)
   * Saintia Sho"Arasoi Shiniyukumono-tachi ni Shukufuku" por Mao Ichimichi (MAO) (possívelmente Larissa Tássi, 7)
    * Saint Seiya Knights of the Zodiac (Netflix)"Somebody new" por The Struts
    * Filme A Lenda do Jovem Escarlate"You Are My Reason To Be" por Oren Waters e Hitomi Tōyama (primeira estreia dos Cavaleiros nos cinemas brasileiros, tema dos filmes I e II usado como abertura, incersão, Karaoke, versão instrumental e encerramento cantada por Willian e Larissa Tássi na versão Gota-Mágica, tema inserido na versão instrumental de Marin no Brasil também é tocada, a Dubrasil nunca teve tradução).
    * Filme Prólogo do Céu“Never Stop” por MAKE-UP (no Brasil, por Edu Falaschi)
    * Filme Lenda do Santuário"Hero" por YOSHIKI featuring Kate Fitzgerald (Violet UK)
Trilha musical brasileira
    Durante a exibição na extinta Rede Manchete, a emissora, juntamente com os selos Sony Wonder e Columbia Records, produziu temas de abertura e encerramento especialmente para o Brasil no ano de 1995. Estiveram envolvidos nesta produção, que deu origem a um álbum de 12 faixas, compositores de renome, como Carlos Colla, Michael Sullivan e Paulo Sérgio Valle. Duas cantoras que participaram do projeto foram Sarah Regina e Larissa Tassi, esta quando criança, em dupla que formava com Willian Kawamura (Larissa & Willian), que também participou do álbum. Em algumas faixas, participaram os dubladores Walter Breda e Hermes Baroli. Augusto César e Mário Lúcio de Freitas assinam a produção musical do disco. Miguel Plopschi, ex-The Fevers, foi responsável pela direção artística.
    O álbum Os Cavaleiros do Zodíaco: As Músicas do Seriado da TV vendeu mais de 500 mil cópias, rendendo-lhes Discos de Ouro, Platina e Platina Duplo.
Seiya de Pégaso
    Seiya é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Pegasus. Quando criança, Seiya foi separado de sua irmã, Seika, para fazer o treinamento para Cavaleiro no Santuário de Athena, na Grécia. Graças aos métodos rígidos e disciplinares de sua mentora Marin de Águia, Seiya foi capaz de cultivar um enorme potencial e conquistar a Armadura de Pégaso. Motivado pelo desejo de reencontrar sua irmã, Seiya depois descobre seu destino como um verdadeiro Cavaleiro de Athena, renascendo sempre que a deusa reencarna, para ajudá-la na batalha contra o mal que consome a Terra. Guerreiro de imenso poder, Seiya alcança a vitória em batalhas aparentemente impossíveis e consegue derrotar até mesmo os deuses Poseidon e Hades. 
    Ataques: Meteoros de Pégaso - Cometa de Pégaso - Turbilhão de Pégaso
Saori Kido
    Jovem grega adotada pelo milionário Mitsumasa Kido e criada como sua neta. Saori é a reencarnação da deusa Athena no século XX, que sempre retorna à Terra quando a humanidade se encontra ameaçada pelo mal. Inicialmente ignorante de suas origens, Saori começa a planejar seu retorno ao Santuário após descobrir seu passado divino e conta com o apoio dos cinco Cavaleiros de Bronze que também protagonizam a obra.
Shiryu de Dragão
    Shiryu é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Draco. Ele é, entre os cinco Cavaleiros de Bronze que acompanham Saori Kido, o mais sábio, maduro e reservado. Por estar sempre envolvido em combates que superam os seus limites, é bastante comum ver Shiryu gravemente ferido, inconsciente, perdendo a visão ou tendo sérias hemorragias. Shiryu foi treinado nos Cinco Picos Antigos de Rozan, na China, pelo Mestre Ancião (o Cavaleiro de Ouro, Dohko de Libra) para ganhar a Armadura de Dragão. Sua Armadura é conhecida por possuir surpreendentes propriedades ofensivas e defensivas, nas respectivas formas de punho e escudo. Quando Shiryu eleva o seu Cosmo ao máximo, uma imagem de um dragão aparece em suas costas, que começa a desaparecer conforme o Cavaleiro de Dragão está muito perto da morte.
    Ataques: Cólera do Dragão - Dragão Voador - Último Dragão - Excalibur - Cólera dos 100 Dragões
Hyoga de Cisne
    Hyoga é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Cygnus. Nascido no pequeno vilarejo chamado Kohoutek, no leste da Sibéria (Rússia, que na época do lançamento de Saint Seiya era parte da extinta União Soviética). Seu domínio sobre o Cosmo lhe permite criar gelo e neve a temperaturas próximas do zero absoluto. Tal fato, a princípio, parece criar nele certa arrogância. Sendo cristão ortodoxo, Hyoga guarda consigo um rosário com uma cruz que representa a Cruz do Norte (outro nome para sua constelação protetora), única lembrança deixada por sua mãe antes de morrer. De natureza calma, ele normalmente não demonstra suas emoções, mas em determinadas ocasiões aflora um lado mais sentimental.
    Ataques: Pó de Diamante - Círculo de Gelo - Turbilhão de Gelo - Trovão Aurora Ataque - Execução Aurora - Esquife de Gelo
Shun de Andrômeda
    Shun é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Andrômeda. Sua Armadura é conhecida por possuir correntes, que são utilizadas tanto para atacar, quanto para se defender. Misericordioso, humilde e gentil, Shun prefere resolver conflitos sem derramar sangue, só se envolvendo em combate quando realmente for necessário ou quando sua quase infinita paciência for esgotada. Shun é a reencarnação de Hades o Imperador do Inferno, e esteve ligado ao Deus dos Mortos desde sua infância através de um pingente em forma de um pentagrama prateado com a inscrição “Yours Ever” (“Sempre Seu”), que Shun julgava ter ganhado de sua falecida mãe, mas foi salvo pelo sangue de Athena em seu sacrifício.
    Ataques: Corrente de Andrômeda - Nebulosa de Andrômeda - Defesa Circular - Onda Relâmpago - Corrente Nebulosa - Tempestade Nebulosa - Armadilha de Andrômeda - Espiral de Andrômeda - Teia de Aranha de Andrômeda - Bumerangue de Andrômeda - Rede de Andrômeda - Grande Captura de Andrômeda.
Ikki de Fênix
    Ikki é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Phoenix. Ikki tem uma personalidade completamente oposta à de seu irmão mais novo Shun de Andrômeda: solitário, frio e agressivo. Ele foi treinado na Ilha da Rainha da Morte por Guilty, que o tornou em um ser movido a ódio puro e capaz de exercer todo o poder da Armadura de Fênix. Ikki era um antagonista no começo e comandou os Cavaleiros Negros em uma vingança contra Saori Kido, mas se arrepende e passa a lutar por Athena, ajudando seus amigos e seu irmão, porém, por conta própria. Ikki já triunfou em diversas batalhas e sempre que morre, ele retorna à vida ainda mais forte, tornando-o praticamente invencível.
    Ataques: Ave Fênix - Golpe Fantasma de Fênix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário