Nostalgia - Jogo: International Superstar Soccer
(SNES)
1994-1995
🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:
International Superstar Soccer é uma série de videogames de futebol produzida pela Konami. Devido aos seus gráficos e sua jogabilidade de alta qualidade, essa franquia foi bastante popular na Europa e América Latina durante os anos 90. A equipe responsável pelo desenvolvimento dos jogos da série é a Major A (divisão de Osaka da Konami). Desde o lançamento de Perfect Eleven para o Super Famicom (Super Nintendo japonês) em 1994, foram desenvolvidas versões desse título para as seguintes plataformas: Nintendo 64, PlayStation, PlayStation 2, Gamecube, Xbox, Game Boy e PC. O segundo jogo da série foi convertido para o Mega Drive pela Factor 5, produtora alemã responsável por Turrican e Rogue Squadron, em 1996.
Em 11 de novembro de 1994, a Konami lança Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven. Esse jogo traz detalhes nunca antes vistos em um videogame de futebol para consoles de 16 bits. Apesar de não conter os nomes reais dos jogadores, eles são baseados naqueles que estiveram em campo durante a Copa do Mundo de 1994. Cada um deles tem um tipo de cabelo e uma cor de pele diferentes, além do número correspondente em seu uniforme. Além disso, esse foi o primeiro jogo do gênero a incluir narração dos lances e bateria para jogos salvos. Uma outra inovação é o modo Scenario, inspirado em jogos de estratégia e simulação como SimCity, em que é necessário superar condições muito adversas para conseguir a vitória.
Perfect Eleven vendeu aproximadamente 280 mil cópias no Japão. O relativo sucesso do jogo motivou o seu lançamento nos mercados ocidentais. Em junho de 1995, ele chega às lojas dos EUA e da Europa com o nome de International Superstar Soccer.
Jikkyou World Soccer 2: Fighting Eleven é lançado em 22 de setembro de 1995 no Japão. Ainda no mesmo ano, é lançado como International Superstar Soccer Deluxe no Ocidente. A sequência inclui um número maior de seleções, novas animações, uma jogabilidade mais fluida e novos detalhes, tais como uniformes semelhantes aos reais, seis estádios diferentes e a presença dos auxiliares em campo. Embora as vendagens tenham sido mais tímidas no Japão (160 mil cópias), o jogo figurou entre os mais vendidos na Europa por vários meses. Seu sucesso na América Latina motivou a criação de versões pirateadas baseadas nos campeonatos locais de Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Peru.
Devido à impossibilidade de conseguir a licença oficial para usar nomes de jogadores reais nos jogos, a Konami substituía-os por personagens com nomes falsos e após 25 anos do lançamento, em 2019, a Konami revelou o nome dos personagens em que foram inspirados.
Os personagens mais famosos do International Superstar Soccer Deluxe, com os jogadores reais em que eram baseados entre parênteses, eram:
Alemanha: Kolle (Lothar Matthäus) & Sieke (Jürgen Klinsmann)
Argentina: Fuerte (Claudio Caniggia) , Capitale (Batistuta) & Redonda (Maradona)
Brasil: Allejo (Bebeto), Gomez (Romário), Beranco e Pardilla
Bélgica: Van Riet (Michel Preud'Homme)
Bulgária: Kostov (Yordan Lechkov) & Milakov (Hristo Stoichkov)
Colômbia: Murillo (Carlos Valderrama)
Holanda: Koppers (Marco van Basten) & Van Wijk (Ruud Gullit)
Itália: Carboni (Fabrizio Ravanelli) & Galfano (Roberto Baggio)
México: Leone (Jorge Campos)
Romênia: Costan (Gheorghe Hagi)
Japao: Tabei (Ruy Ramos)
O grande ídolo dos jogadores de ISSS é o atacante Allejo do Brasil. Nas primeiras versões, por usar a camisa 7, era comparado com Bebeto. A partir do ISSS64, passou a usar a 9 e ser careca, fazendo alusão ao Ronaldo Fenômeno. Além disso, suas habilidades em todas as versões do jogo sempre foram acima da média.
🎧👻🎮
🙏 Ajude a apoiar o Guia das Nostalgias compartilhando este link e
Nenhum comentário:
Postar um comentário