quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Nostalgia - Filme: Perdas e Danos (1992)


Nostalgia - Filme: Perdas e Danos
(1992)

🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:



Lembro desse filme da coleção da folha de são Paulo, foram vários filmes junto aos jornais da folha e esse foi mais um deles que me impactou tanto que não esqueço rs.


Perdas e Danos é um filme britânico-francês de 1992 dirigido por Louis Malle.


O roteiro, de David Hare, é baseado no romance de Josephine Hart.

Nos papéis principais, Juliette Binoche e Jeremy Irons.


O Dr. Stephen Fleming, um médico que entrou para a política e se tornou ministro, mora em Londres com a esposa Ingrid e a filha Sally. Seu filho adulto, Martyn, um jovem jornalista, mora em outro lugar de Londres. Em uma recepção, Stephen conhece uma jovem, Anna Barton, filha de um diplomata britânico e quatro vezes casada com uma francesa. Anna se apresenta como uma amiga íntima de Martyn; ela e Stephen são instantaneamente atraídos um pelo outro. Algum tempo depois, Martyn traz Anna para conhecer seus pais em sua elegante casa na cidade e revela que eles estão romanticamente envolvidos. A tensão sexual entre Stephen e Anna é aparente, embora Martyn e Ingrid pareçam inconscientes.


Depois que Anna liga para o escritório dele, Stephen vai ao apartamento dela, onde eles fazem sexo. No dia seguinte, Martyn é promovido e Ingrid organiza um jantar de comemoração. Lá, Ingrid parece desconfiada e interroga Anna sobre sua infância. Anna diz que seu irmão, um ano mais velho, cometeu suicídio aos 16 anos por "amor". Depois do jantar, Martyn leva Anna para casa e Stephen os segue. Assim que Martyn sai, Stephen entra e diz a Anna o quanto ele "queria tocá-la durante o jantar", levando-os a fazer sexo novamente. Anna descreve a morte do irmão, depois que ele expressou desejo incestuoso , dizendo "ele me queria só para ele e não para crescer". Ela diz que pessoas danificadas são perigosas e que odeia possessividade.


A obsessão de Stephen por Anna se aprofunda; por capricho, ele sai de uma conferência em Bruxelas para ir a Paris , onde Anna está passando o fim de semana com Martyn. Enquanto Martyn dorme, Stephen e Anna fazem sexo na porta. Depois disso, Stephen se move contra Anna e Martyn, espionando-os; ele agora quer ficar com Anna permanentemente, mesmo que isso destrua sua família. Anna o dissuade, garantindo-lhe que, enquanto ela estiver com Martyn, ele sempre terá acesso a ela. Visitando a casa de Anna, Stephen encontra Peter Wetzler (Stormare), seu ex-amante. Um ciumento Stephen assume que Anna está traindo e, quando Peter sai, a confronta. Anna nega e conta que, ao presenciar o suicídio do irmão, ela fugiu para Peter e dormiu com ele como reação.


Os Fleming visitam Edward Lloyd, pai de Ingrid e mentor político de Stephen, para comemorar seu aniversário. Martyn anuncia que Anna aceitou sua proposta de casamento, o que perturba visivelmente Stephen. Naquela noite, Sally o observa saindo do quarto de Anna. Um ansioso Stephen mente sobre isso, dizendo a Sally que estava conversando com Anna sobre o casamento porque Ingrid estava chateada. Mais tarde, os Fleming almoçam com a mãe de Anna, Elizabeth, que menospreza o casamento, dizendo que Martyn não parece o "tipo usual" de Anna, mas notando como ele se parece com o irmão morto de Anna. Elizabeth percebe o comportamento tenso entre Anna e Stephen. Ela deduz o caso e avisa Stephen para encerrá-lo.


Stephen inicialmente concorda e termina o relacionamento. Ele tenta se confessar com Martyn e Ingrid, separadamente, mas no final não o faz. Ele liga para Anna, mas desliga quando Martyn atende. Anna envia uma chave do escritório de Stephen, com o endereço de um apartamento onde eles podem se encontrar. Ela diz a Stephen que não poderia se casar com Martyn sem estar com ele. Eles se encontram no apartamento e começam outro encontro, mas Martyn - tendo descoberto sobre o apartamento por acaso - os encontra na cama. Atordoado, ele acidentalmente cai de uma grade para a morte. Um Stephen devastado o agarra enquanto Anna sai silenciosamente.


O caso de Stephen é exposto e se torna um frenesi da mídia. Uma angustiada Ingrid questiona se ele já a amou e diz que gostaria que eles nunca tivessem se conhecido. Stephen renuncia a seu cargo no governo. Conhecendo a mãe de Anna, ele descobre que Anna está com ela, mas ele e Anna estão em silêncio em seu último encontro. Stephen, deixando sua esposa e filha, retira-se para um quarto alugado em uma cidade do sul da Europa. Na narração, ele revela que viu Anna apenas mais uma vez, de passagem em um aeroporto, e que ela tem um filho com Peter. Stephen olha para uma grande ampliação em sua parede de uma foto que Martyn deu a ele de Stephen, Anna e Martyn juntos. Ele termina com uma nota calma: "Ela não era diferente de ninguém."














🎧👻🎮
🙏 Ajude a apoiar o Guia das Nostalgias compartilhando este link e

Nenhum comentário:

Postar um comentário