quarta-feira, 17 de maio de 2023

Nostalgia - A Família Dinossauros


Nostalgia - A Família Dinossauros
(1991-1994)

🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:


Embora concebidos e vendidos como um programa infantil, os Silva Sauros (como a família foi nomeada no Brasil) faziam uma crítica social ao chamado "american way of life" e ironizavam principalmente a classe média, em uma abordagem mais ou menos universal. A Disney chamou Jim Henson, do Muppet Show, para fazer os bonecos, que eram uma espécie de fantoches animatrônicos. Henson morreu antes da estreia da série, em 1990.

Como não existia ainda a computação gráfica, os dinossauros eram personificados por atores que vestiam os fantoches feitos de espuma de látex e fibra de vidro. A parte animatrônica consistia em inúmeros micromotores que realizavam o movimento dos olhos, da boca, das sobrancelhas e da testa dos bonecos. Esses movimentos não eram feitos pelos atores, e sim pela direção do show, que criava as expressões faciais de forma independente.


Os Silva Sauros

Quando Dinosaurs se transformou em A Família Dinossauros na TV brasileira, em 1992 no Xou da Xuxa, os nomes originais dos personagens tiveram de ser adaptados à nossa cultura. Assim, Earl se transformou em Dino, Robbie virou Bob e Ethys se transformou em Zilda, mas a esposa Fran e os demais filhos, Charlene e Baby, mantiveram-se. O nome original da família nos EUA (Sinclair) era parte de uma crítica às empresas petrolíferas da época.

Aliás, a temática ambientalista esteve presente durante toda a série, culminando com seu final apocalíptico. Vinte anos antes de os debates ganharem espaço nas mídias sociais, a A Família Dinossauros já tratava de temas como machismo, direitos das mulheres, banalização do corpo feminino, racismo, uso de drogas e direitos das minorias. Embora não fossem claramente mencionados, os assuntos apareciam em forma de alusões e metáforas.


O Dia do Arremesso

Um dos episódios mais memoráveis que mostram essa transmissão de mensagens políticas de forma satírica, porém com viés de respeito e inclusão, ocorreu logo no terceiro episódio, chamado "O Dia do Arremesso", quando a família se prepara para se despedir da Vovó Zilda, que, ao completar 72 anos, deve ser arremessada no poço de piche, de acordo com a tradição jurássica, para "protegê-la" da exposição aos predadores.

No entanto, quando Dino está todo feliz na fila para arremessar a sogra, Bob convence a mãe de que aquele desrespeito aos mais velhos é uma prática que não combina com todo "o progresso e as conquistas atuais". Fran diz a Dino: "O modo como tratamos os velhos pode estar errado. Talvez seja melhor ficarmos com eles do que os jogarmos”. Então, Zilda não é arremessada, mas o megalossauro não se conforma: "Puxa, logo na minha vez!".


Dino da Silva Sauro, o patriarca da família e grande protagonista da história, era um Megalossauro; Fran, a mãe e dona de casa, é uma Alosauro; Robbie, o filho mais velho do casal, é um Hipsilofodonte; Charlene, a filha do meio, é uma Protoceratops; Baby, o caçula estridente da família, é também um Megalossauro; Por fim, mas não menos importante, Ethyl, a mãe de Fran, que também faz parte da família em ocasiões especiais, é uma Edmontonia.

O elenco de coadjuvantes continua trazendo uma diversidade de dinossauros. Roy, o melhor amigo de Dino, é um Tiranossauro Rex, enquanto o chefe deles, o Bradley, é um Estiracossauro. Monica, a melhor amiga de Fran, é uma Brontossauro; Spike, o melhor amigo de Robbie, é um Polacanthus.


Sucesso no Brasil por muitas décadas

Família Dinossauro estreou no Brasil em 1992, passando no Xou da Xuxa, pela Rede Globo. A sitcom fez muito sucesso, o que estimulou a emissora a colocar o programa em outros horários, como no domingo entre Domingão do Faustão e Fantástico.

Em 1993, a série atingiu um novo patamar de sucesso, dessa vez dentro do programa infantil TV Colosso, conquistando inúmeros produtos licenciados no país -- como camisetas, bonés, chaveiros e até mesmo album de figurinhas e um LP. Uma revista em quadrinhos, que nos Estados Unidos só teve duas edições, chegou a ser publicada no país, ganhando outras 18 edições criadas de forma original pela Editora Abril.

Com diversas reprises, a série foi tirada da programação em 1995, mas retornou em 1997 em Angel Mix, o programa da Angélica.

A partir dos anos 2000, a sitcom passou para a SBT, onde foi colocado em diversos horários da programação.

Em 2007, Família Dinossauro foi para a Rede Bandeirantes, conquistando uma marca de audiência surpreendente para o horário que era exibido na emissora. Após rodar por praticamente todos os horários do canal de televisão, por volta da dos anos 2010, Família Dinossauro ficou um bom tempo sem ser exibido.

Em 2014, o Canal Viva adquiriu os direitos de exibição da série e incluiu a sitcom em sua programação.





"De novo, de novo" é uma das frases favoritas de Baby e se transformou em um dos bordões da série. Infelizmente, a magia dos dinossauros não ocorreu de novo quando foi exibido o último episódio, em outubro de 1994.

Os Silva Sauros estão reunidos para assistir à migração anual dos besouros, mas os insetos não aparecem porque a empresa em que Dino trabalha asfaltou os pântanos. Para facilitar o trabalho, o dinossauro resolveu usar um herbicida que acabou destruindo todas as plantas do planeta. Dino não se importa, dizendo que elas vão nascer de novo com as próximas chuvas e para isso joga bombas em um vulcão para formar nuvens, mas isso só causa uma enorme tempestade de neve, em uma nova era do gelo.

Quando ele percebe a bobagem que fez, pede desculpas à família, reconhecendo que tratou a natureza como um recurso inesgotável (alguma semelhança com os dias de hoje?). Para consolar um Baby triste, ele diz que vai ficar tudo bem, pois os dinossauros já estiveram na Terra por mais de 150 milhões de anos. Só que não: o âncora do telejornal diz: "Boa noite. E adeus!". E vemos a casa da família coberta pela neve.


Nostalgia - A Família Dinossauros

🎧👻🎮
🙏 Ajude a apoiar o Guia das Nostalgias compartilhando este link e

Nenhum comentário:

Postar um comentário