Nostalgia - Chapolin Colorado
(1973-1979)
🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:
Saudades daquelas tardes após a escola para assistir Chaves e Chapolin, lembro como se fosse hoje saímos da escola quase na hora do almoço para assistir no SBT.
E o mais incrível disso é como uma seria produzida na década de 70 chega com esse impacto nas crianças da década de 90, o carisma, as historias e os atores formaram uma sintonia que é muita rara de se conseguir isso mundo.
Aqueles famosas frases do seriado que até hoje falamos, tenho certeza que se você viveu as décadas de 80 e 90 esse serie é inesquecível e por sorte nossa podemos ainda assistir na internet ou em DVD's lançados com esse material que se eternizou em nossas memórias.
Infelizmente hoje em 2023 a serie não está mais no ar com suas reprises, por uma briga dos herdeiros do Roberto com o canal que produziu o seriado, a serie foi retirada das TVs abertas e acho que muitas crianças não vão conseguir assistir esse material tão extraordinário. A nossa torcida aqui é que possam chegar num acordo e o material volte para o local de onde nunca deveria ter saído, das telas da TV.
Vamos agora informar um pouco dos aspectos históricos e curiosidades da serie:
El Chapulín Colorado (Chapolin no Brasil) é um seriado de televisão mexicano produzido pela Televisa e exibido entre 1973 e 1979. Criada, escrita, dirigida e estrelada pelo comediante Roberto Gómez Bolaños, a série parodiava os super-heróis estadunidenses, e fazia constantemente críticas sociais em relação à América Latina.
Abaixo estão listados o nome de cada ator e o personagem ao qual interpretava.
- Roberto Gómez Bolaños: Chaves; Chapolin; Doutor Chapatín; Beterraba.
- Carlos Villagrán: Vários personagens; Carlos; Quase Nada; Chinesinho; Fura-Tripa; Gorila; Bebê Jupteriano; Homem Nuclear; Filho da Bruxa Baratuxa.
- Ramón Valdés: Vários personagens; Tripa Seca, Peterete, Pirata Alma Negra, Super Sam; Seu Madruga; Racha Cuca; O Abominável Homem das Neves; Rasga Bucho; Mão Negra; Kassamba Urinawa; Cientista louco.
- Florinda Meza: Várias personagens; Celina, Rosa Rumorosa; Mocinha; Nissei; Diaba (na festa à fantasia); Filha do Racha Cuca.
- Rubén Aguirre: Vários personagens; Rubén; Poucas Trancas; Porca-Solta; Matadouro; Nenê; Professor Girafales.
- Edgar Vivar: Vários personagens; Rei Bola Barigola; Botina; Severiano Mirón; Garrafa; Pança Louca; Almôndega; Nhonho.
- Angelines Fernández: Várias personagens; a louca dos dinossauros; a aia da Princesa do Alfaiatezinho valente; madrasta da Branca de Neve (transformada em velhinha).
- María Antonieta de las Nieves: Várias personagens; Bruxa Baratuxa; Mocinha; Fã do Chapolin; Madrasta da Branca de Neve (jovem); Chiquinha
- Horacio Gómez Bolaños: Vários personagens; Lagoa Seca; Pepe; Falso Chapolin; Godinez.
- Raúl Padilla: Vários personagens; Raul
- Arturo García Tenorio: Bebê jupiteriano, bandido de uma gangue de rua, Líder dos marcianos (Em Aventuras em Marte)
- Ricardo de Pascual: Vários personagens
Chapolin é comestível
"Chapulín" (nome original do herói) é uma espécie de gafanhoto muito apreciada pelos mexicanos, que comem o inseto frito ou refogado em diversos pratos. Roberto Gómez Bolaños teve a ideia de representar o personagem como um ser pequeno e quase inofensivo, o que Chapolin costuma aparentar nos episódios. Fraco, o herói assume ser medroso, porém enfrenta seus medos e muitas vezes consegue superá-los.
Pílulas de Nanicolina (Polegarina)
Não se sabe exatamente a origem das Pílulas de Nanicolina - que em alguns episódios ficou conhecida como Pílulas de Polegarina - mas elas permitem que nosso herói possa encolher seu tamanho e ficar menor que um rato.
Esse artifício já foi utilizado pelo Polegar Vermelho para enfrentar inimigos de igual para igual, como os Duendes no episódio A Mansão dos Duendes ou mesmo para conseguir se infiltrar em um ambiente sem ser notado e extrair informações importantes.
Marreta Biônica
Certamente, uma das armas mais poderosas do arsenal de nosso querido herói latino-americano.
A Marreta Biônica é capaz de nocautear os inimigos do Chapolin com um único golpe. Além disso, ela possui uma ligação com o Vermelhinho o que permite que com um simples assovio a Marreta voe em direção à sua mão.
Buzina Paralisadora (Corneta Paralisadora)
Outro artefato extremamente poderoso.
A Buzina - ou corneta - Paralisadora permite ao Chapolin Colorado, literalmente, paralisar seus inimigos durante um combate. Isso faz com que o herói consiga superar qualquer rival com extrema facilidade.
Curiosamente, o personagem não utiliza o artefato com frequência.
Outra observação interessante é que a Buzina Paralisadora consegue parar até mesmo objetos que estejam caindo, desafiando as leis da gravidade e nos levando ao nosso próximo item.
Final da série
Quando Chespirito resolveu desistir de continuar fazendo seus programas, depois de mais de 9 anos ininterruptos, produziu o antológico capítulo final do Chapolin, em 1979. O episódio recorda os melhores momentos da série e os atores Rubén Aguirre, Edgar Vivar e Florinda Meza conversam sobre o personagem criado por Chespirito. Eles dizem que o Chapolin é um herói humano, numeram suas virtudes e também relembram momentos da série. No final, Chespirito agradece ao público por tê-lo prestigiado durante mais de uma década, parabeniza seus amigos atores e também a equipe técnica, dando mais destaque ao diretor do programa, Enrique Segoviano. As últimas palavras do Chapolin Colorado em seu capítulo final foram, "Não contavam com minha astúcia!". Depois disso, mostra-se a equipe desmontando e esvaziando o cenário, como um adeus definitivo. A série foi cancelada porque Chespirito sofreu um acidente durante as gravações, em que uma parte do cenário atingiu seu olho. Ele se recuperou, mas depois disso concluiu que estava perdendo a agilidade para fazer cenas de ação e por isso decidiu encerrar o programa solo do Chapolin. Nos anos 80 o personagem voltaria às telas, porém do mesmo jeito que começou, como um quadro do programa Chespirito, conhecido no Brasil como Clube do Chaves. No programa, o quadro passou a focar mais na comédia e a ter menos cenas de ação. A série só foi acabar definitivamente em 1992, quando o quadro parou de ser gravado. O motivo foi porque Chespirito achou que já estava velho demais para fazer o Chapolin, mesmo sem haver tantas cenas de ação.
"Eu! O Chapolin Colorado!"
"Não contavam com minha astúcia!"
"Sigam-me os bons!"
"Sim, eu já vou indo…"
"Aproveitam-se de minha nobreza!"
"Suspeitei desde o princípio!"
"Fiz isso intencionalmente para…"
"Todos os meus movimentos são friamente calculados"
"Palma, palma, não priemos cânico!"
"Silêncio! Silêncio! Minhas Anteninhas de Vinil estão detectando a presença do inimigo!"
"Vou fulminá-lo a golpes com a minha marreta!"
"Era exatamente o que eu ia dizer!"
Nostalgia - Chapolin Colorado
🎧👻🎮
🙏 Ajude a apoiar o Guia das Nostalgias compartilhando este link e
nos seguindo no Blog:
👉 Instagram: https://www.instagram.com/guiadasnostalgias
🎧👻🎮
Nenhum comentário:
Postar um comentário