sábado, 25 de março de 2023

Nostalgia - Os Trapalhões

 

Nostalgia - Os Trapalhões

Rede Tupi (1974–1976)
TV Globo (1977–1995)


🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:

Nostalgia por Os Trapalhões, quem não lembra do sucesso que este grupo fez por décadas!

Lembro de passar grandes momentos assistindo esse grupo na TV e vendo os vários filmes, mas na minha época já não tinha mais o Zacarias que faleceu em 18 de março de 1990, vi muito pouco dele na TV, mas até o falecimento do Mussum em 29 de julho de 1994 tinha a mesma empolgação de assistir os programas aos domingos.

Confesso que após 1995 perdi um pouco o foco dos programas feitos pelo Renato Aragão, o Didi posteriormente, a "Turma do Didi" e outros filmes e programas não me chamaram mais a atenção, pode ser por causa da idade também, já que o publico foi ficando um pouco mais velho e o humor do Renato e Dedé continuaram para crianças.

Nossa como assistir os filmes dos Trapalhões, em especial aquele "A Princesa Xuxa e os Trapalhões", como era bom esse filme, mas todos me traziam muita satisfação, embora confesso que o "Didi" era muito mais engraçado na TV que nos filmes, mas o Zacarias e Mussum eram muito bons e deixavam o filme sensacional!
Que sorte a minha nascer na década de 80, eu consegui ver um dos maiores grupos de comedia do mundo!! 

Um pouco da Historia do Grupo:
Os Trapalhões 
foi um programa de televisão humorístico brasileiro, criado por Wilton Franco e estrelado pelo quarteto cômico de mesmo nome, composto por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias; cada um desenvolveu uma persona cênica distinta. O grupo já obtinha sucesso na televisão e no cinema desde meados da década de 1960.

O programa estreou no ano de 1974, aos sábados, na Rede Tupi. Em 13 de março de 1977, estrearam na TV Globo, antes do Fantástico. Exibido aos domingos, o programa apresentava uma sucessão de esquetes entremeados sem aparente conexão, exceto a presença dos próprios. Um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história, o programa entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.


Veja algumas características de cada personagem:

Didi Mocó (Renato Aragão)
Seu nome completo é Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbbo, um esperto cearense com linguajar e aparência bastante cômicos, e que poucas vezes terminava as cenas com má sorte ou como perdedor, tanto enfrentando inimigos como seus próprios três companheiros. Apesar de ser o líder do grupo, em certas cenas é considerado pelos seus três companheiros como o membro de menor importância. Era apelidado de "cardeal" (por conta da tintura acobreada do cabelo de Renato a partir de 79), "cearense", "troféu de corrida de jegue", "alegria do jabá", "cabecinha" ou "cabeça-chata", referindo-se à sua condição de retirante nordestino. Didi estrelou o humorístico "Os Adoráveis Trapalhões"

Dedé (Manfried Sant'Anna)
O "Galã da Periferia", era o que agia com mais seriedade e considerado o cérebro do grupo e o mais valente dos quatro, sendo uma espécie de "segundo no comando". Sua masculinidade era sempre ironizada por Didi, que criava apelidos como "Divino", "rapaz alegre" e "audácia da pilombeta". Dedé estava no elenco de apoio do humorístico "Os Adoráveis Trapalhões" até a fase da RecordTV em 1972, quando passou a ser definitivamente o escada do grupo. Foi ele quem sugeriu a entrada de Mussum ao grupo. A partir da década de 90, o personagem passou a ser comilão, devido ao aumento de peso de Dedé.

Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes)
Um bem-humorado sambista carioca que tinha orgulho de dizer que era natural do Morro da Mangueira, uma favela do Rio de Janeiro. Possuía um linguajar bastante peculiar, sempre empregando o "is" no final de quase todas as palavras, criando assim os bordões "cacildis" e "forévis". Sua maior paixão é a cachaça, a qual ele chama de "mé" ("mel"). Devido ao fato de ser negro, era sempre alvo de piadas e apelidos, como ser chamado ironicamente de Maizena por Didi, ou mesmo "azulão", "Mumu da Mangueira" ou "cromado". Faleceu em 29 de julho de 1994. Dedé trouxe Mussum ao grupo, ao lado do Didi. Mussum entrou no humorístico "Os Insociáveis" na fase da RecordTV.

Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves)
Um tímido e ingênuo mineirinho de Sete Lagoas com personalidade infantil, baixa estatura, uma risada inconfundível e voz bastante fina, como a de uma criança. Por ser calvo, sempre usava uma peruca e entrava em desespero se esta fosse retirada de sua cabeça (geralmente por Didi), revelando sua calvície. A partir de 1989, o personagem passou a ser chamado de Zacaria, sem o último 's'. O personagem estrelou o filme Deu a Louca nas Mulheres em 1977. Faleceu em 18 de março de 1990. Renato trouxe Zacarias ao grupo, completando assim ao lado de Dedé Santana e Mussum, a formação mais famosa dos Trapalhões em 1974, no humorístico "Os Trapalhões" na Rede Tupi.


Vida longa aos Trapalhões!!

Mesmo com a idade avançada do Dedé e Didi, ambos seguem fazendo humor nas redes sociais e sempre que posso estou assistindo. Mas a historia deles não tem fim, com vários especiais, reprises e coleções a obra será eterna e alcançara varias gerações futuras que não tiveram a oportunidade de assistir aos episódios inéditos na TV Globo mas podem assistir nesses arquivos fenomenais!



🎧👻🎮
🙏 Ajude a apoiar o Guia das Nostalgias compartilhando este link e

Nenhum comentário:

Postar um comentário