quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Nostalgia - TV: Rede Manchete


Rede Manchete foi uma rede de televisão comercial brasileira fundada em 1983

🎧👻🎮
🙏 Ajude o Guia das Nostalgias compartilhando este link e nos seguindo no Blog:
fundada na cidade do Rio de Janeiro pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch.

Fazia parte do Grupo Bloch, conglomerado de comunicação que publicava a revista Manchete através da Bloch Editores, sendo que o nome dado para a emissora de televisão refere-se a esta revista.

Prevista inicialmente para entrar no ar entre setembro e novembro de 1982, e depois para março do ano seguinte, a rede finalmente entrou no ar em 5 de junho de 1983.

Já no início de 1999, a direção do Grupo Bloch, na figura de Pedro Jack Kapeller e Jacqueline Kapeller, anunciam a parceria com o Grupo Renascer em Cristo para reestruturar a programação e salvar a emissora. O aparente sucesso inicial da parceria deu lugar a um grande fracasso, com polêmicas e calote por parte da Igreja. Com a situação totalmente fora de controle, a TV Ômega de Amílcare Dallevo, presente na programação da emissora, tramitou com o Grupo Bloch o processo de compra da rede e se comprometeu a regularizar toda a sua situação até o momento, desde a saudação das dívidas até o pagamento de salários atrasados. Era o fim da Rede Manchete de Televisão.


Em 10 de maio de 1999, a emissora transmitia pela última vez como Rede Manchete. No dia 11, no horário do Jornal da Manchete, no jornal já sem a identificação Jornal da Manchete ou TV Manchete foi lida uma carta oficializando a venda das operações da rede para a TV Ômega LTDA. 
A emissora ficou alguns dias sem qualquer identificação, até assumir a identidade provisória de TV!, enquanto a emissora nova era planejada. 
A TV! transmitia basicamente a programação da extinta Manchete, porém sem qualquer menção a mesma.


Alguns programas exibidos na TV Manchete:

Manchete ficou bastante conhecida pela exibição do gênero tokusatsu, as produções deste gênero apresentadas pela emissora foram Comando Estelar Flashman, Cybercop, os Policiais do Futuro, Defensores da Luz Maskman, Esquadrão Relâmpago Changeman, O Fantástico Jaspion, Jiban, Jiraiya, o Incrível Ninja, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Lion Man, Patrine, Solbrain, Spielvan, Ultraman e Winspector.

Festa do Mallandro foi um programa de televisão brasileiro apresentado por Sérgio Mallandro de 1997 a 2002, inicialmente na Rede Manchete e posteriormente na CNT Gazeta, que foi a união entre a CNT e a TV Gazeta.

O nome Festa do Mallandro foi criado em 1997, quando Sérgio era da Rede Manchete, canal no qual o Festa ficou apenas um ano.

Animes
Vindos também do Japão e de outros países que produzem o gênero, os animes tiveram seu espaço na grade da Manchete, apresentados no Clube da Criança e U.S. Manga, que foram Art of Fighting, Baldios - Guerreiros do Espaço, Battle Skipper, B't X, Captain Tsubasa, Os Cavaleiros do Zodíaco, D'Artagnan e os Três Mosqueteiros, Detonator Orgun, Don Drácula, Doraemon, Doze Meses, Gall Force, Genocyber, Hades Project Zeorymer, Iczer 3, Kojiro e os Guardiões do Universo, Samurai Warriors, Meitantei Holmes, Patrulha Estelar, O Pirata do Espaço, Shurato, Super Aventuras, M.D. Geist, Sailor Moon, The Super Dimension Fortress Macross: Do You Remember Love?, Tetsuwan Birdy, Yu Yu Hakusho.

Clube da Criança foi um programa de televisão infantil brasileiro exibido pela Rede Manchete, entre 6 de junho de 1983 a 14 de agosto de 1998. 
Marcou a estreia da então modelo Xuxa na televisão brasileira.

Primeira Fase (1983-1986) com Xuxa

Na fase de Xuxa, o programa exibia desenhos como: O Pirata do Espaço, Patrulha Estelar, A Corrida Maluca, Candy Candy, Calvin e o Coronel, A Família Trololó, Josie e As Gatinhas, Jana, a Rainha das Selvas, Don Quixote de La Mancha, Don Drácula, Família Drácula, Dartagnan e Os Três Mosqueteiros e etc.

Segunda Fase (1987-1993) com Angélica


Terceira Fase (1993-1994) com Mylla Christie


Quarta Fase (1994-1995) com Pat Beijo


Quinta Fase (1997-1998) com Debby


Durante o período em que ficou no ar, a Manchete exibiu dezenove telenovelas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário